sexta-feira, 7 de abril de 2017

Campistas pleiteiam homenagem a Nilo Peçanha

Presidente da Acic, Escocard está empenhado
na aprovação da PL 2937/15

A sociedade civil organizada de Campos dos Goytacazes, norte do Estado do Rio de Janeiro, está viabilizando projetos para homenagear o ex-presidente da República, Nilo Procópio Peçanha, que é natural daquela cidade do norte-fluminense para outubro deste ano, quando será comemorado o Sesquicentenário de seu nascimento.
Para tanto, circula na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2937/2015, de autoria do Deputado Federal Paulo Feijó, que procura modificar a Lei nº 10.292, de 27 de setembro de 2001, que denominou a Rodovia BR-101, no trecho fluminense com o nome do ex-senador paulista Mário Covas.
A Associação Comercial e Industrial de Campos, Acic; bem como o Rotary Clube Campos São Salvador e o Lions Clube de Campos tem envidado inúmeros esforços para prestar uma homenagem à altura dos serviços prestados por este estadista brasileiro, que entre outras coisas foi o criador da Escola de Aprendizes Artífices que, atualmente é conhecida como IFF – Instituto Federal Fluminense, e forma anualmente milhares de jovens com ensino técnico profissionalizante. Tal escola possui filiais em todas as capitais brasileiras e algumas cidades do interior do país, como por exemplo a de Campos dos Goytacazes/RJ.
Nilo criou também o Serviço de Proteção ao Índio, atual FUNAI, e como senador foi o responsável pela criação do serviço de ajuda comunitária as vítimas de guerra, na qual o Brasil é bem visto pela Cruz Vermelha Internacional e por organismos internacionais como a ONU – Organização das Nações Unidas, por sua ajuda humanitária em situações como por exemplo a do Haiti, recentemente.
Nilo Peçanha
Além da homenagem à denominação da BR-101, os campistas estão empenhados em trasladar os restos mortais de seu vulto histórico da cidade do Rio de Janeiro, para o cemitério existente no distrito de Morro do Côco, local de nascimento do ex-líder político.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, José Luiz Lobo Escocard, a cidade está necessitando salvaguardar e recuperar ações como esta, que valorizam a sua história.
- Estamos aguardando o desdobramento e a aprovação da PL 2937/15, pela Câmara dos Deputados, para que nós campistas tenhamos o orgulho restabelecido, ante uma homenagem de tal envergadura em nossa região. Nilo Peçanha foi um grande estadista e é um exemplo a ser seguido por aqueles que procuram a política para prestar serviços à comunidade, esclareceu o presidente.

Ascom ACIC
Data: 07/04/2017

Foto: Ascom-Acic

Nenhum comentário:

Postar um comentário